Loja

Círio de Nazaré: da devoção religiosa à celebração cultural

Todos os anos, uma grande celebração acontece em Belém do Pará. Se trata do Círio de Nazaré, um evento que reúne em torno de 2 milhões de pessoas de todas as partes do Brasil e do exterior, mas especialmente os paraenses. 

A comemoração abrange múltiplas dimensões e é valorizado de diferentes maneiras por aqueles que participam dele. Se você não conhece nada sobre essa festa, continue lendo este texto e descubra tudo sobre ela!

O que é o Círio de Nazaré?

A celebração religiosa é uma das maiores do mundo e acontece durante todo o mês de outubro, com seu auge no segundo domingo do mês. Por isso, a data do Círio de Nazaré em 2023 é o dia 8 de outubro.

O evento atrai fiéis católicos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, mas também motiva pessoas de diferentes religiões e crenças espirituais a participarem, devido à sua natureza inclusiva e à atmosfera de celebração cultural.

Como surgiu o Círio de Nazaré?

A história da festa teve início no século 18, quando uma pequena imagem da santa foi encontrada por pescadores no rio Amazonas. Por ter sido considerado um milagre, esse achado fez a devoção à Nossa Senhora de Nazaré crescer de forma rápida.

A celebração ganhou notoriedade e, ao longo dos anos, evoluiu para se tornar um dos maiores eventos religiosos do Brasil, atraindo milhões de fiéis e também turistas. A cada ano cresce a participação de celebridades, que também desejam sentir esse clima tão amado e esperado pelo povo do Pará.

As procissões, as missas e outras atividades durante o Círio são marcadas por uma profunda devoção religiosa e manifestações culturais únicas, incluindo música, dança, gastronomia e artesanato. É por isso que o segundo domingo de outubro é até mais esperado pelos paraenses do que o próprio Natal.

Em 2013, a UNESCO reconheceu a importância cultural e religiosa da festa, incluindo-a na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Essa distinção internacional ressalta o valor único do Círio de Nazaré como uma manifestação que combina devoção religiosa e rica herança cultural, contribuindo para sua preservação e divulgação.

O que significa a corda do Círio e outros símbolos

Os símbolos são essenciais para a realização do Círio de Nazaré. Eles representam a santa padroeira do estado do Pará, Nossa Senhora de Nazaré. Mas para além disso, é por meio deles que os devotos fazem a demonstração de fé e de gratidão para com a santa.

A corda de sisal

A corda da festa pesa 700 quilos e se estende por 400 metros. Ela é dividida em estações e são os próprios fiéis que fazem o seu transporte. Essa atividade é muito disputada durante o Círio, pois é dessa forma que muitos romeiros pagam as promessas feitas à Nossa Senhora de Nazaré e demonstram sua fé à santa.

As imagens, o manto e a berlinda

A representação visual de Nossa Senhora de Nazaré está presente em todas as romarias e etapas do Círio. Existem duas imagens que são parte das cerimônias: a Original e a Peregrina.

Já o manto da santa, acredita-se que seja uma tradição muito antiga nas celebrações, apesar de não se ter certeza de que a imagem original tenha sido encontrada com a peça.

A berlinda é o objeto dentro do qual a imagem da santa é transportada. As paredes são feitas de vidro translúcido, permitindo que os fiéis vejam a santa padroeira dos paraenses durante os traslados, e a sua estrutura é feita de madeira e revestida com folhas de ouro. A parte externa é ornamentada com flores.

Carros dos anjos e de promessas

São os carros que transportam os votos feitos pelos fiéis e também crianças vestidas com roupas de anjos. Atualmente 14 carros assim fazem parte do Círio: Carro de Plácido; Barca da Guarda Mirim; Barca Nova; Cesto de Promessas; Barca com Velas; Barca Portuguesa; Barca com Remos; Carro Dom Fuas; Carro da Sagrada Família; Carro da Saúde; e quatro Carros dos Anjos.

Cartazes, hinos e objetos de promessas

Ainda existem os cartazes que realizam a divulgação das celebrações do Círio e também são uma forma de homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Eles são colocados em estabelecimentos comerciais, casas e edifícios em toda a cidade de Belém. 

Além disso, existem vários hinos que são entoados durante a realização das romarias do evento. Entre eles está o hino intitulado “Vós Sois o Lírio Mimoso”, que é considerado o cântico oficial da celebração.

Os fiéis também levam objetos de promessas em agradecimento aos pedidos que foram atendidos com o auxílio da santa padroeira.

O almoço do Círio de Nazaré

O ponto alto da festa é o almoço do Círio. Com mesa farta de pratos típicos do Pará de dar água na boca, os destaques ficam com o pato no tucupi e a maniçoba.

É no espaço construído ao lado da Basílica, chamado Arraial, que acontece a diversão e a alimentação. Por lá, é possível encontrar brinquedos de parques de diversões, barracas de comidas e bebidas típicas e também de produtos artesanais que podem ser adquiridos pelos romeiros.

É durante o almoço festivo do Círio que também acontece a Manhã dos Eleitos, quando determinado segmento da sociedade é escolhido para ser homenageado, sendo essa cerimônia parte de um trabalho voluntário feito pela Diretoria do Círio. 

Mas se você ficou curioso para provar o pato no tucupi, prato típico da época do Círio de Nazaré, não deixe de anotar a receita a seguir, que é muito saborosa e pode ser feita com ajuda de uma panela de pressão segura, que você encontra nas linhas Vapt, Pressure e Supra da Brinox.

Receita de pato no tucupi

Ingredientes

  • 1 pato limpo e cortado 
  • 6 maços de jambu desfolhado
  • 1 maço de chicória picada
  • 10 pimentas-de-cheiro sem sementes e quatro cortadas em tiras pequenas
  • 4 cebolas descascadas: 2 inteiras, 1 picada e 1 cortada em meia-pétala
  • Sal, cominho, colorau, sementes de coentro e pimenta-calabresa a gosto moídos na hora
  • 2 litros de tucupi
  • 2 maços de cheiro-verde picados
  • 1 maço pequeno de alfavaca desfolhada e picada
  • 6 dentes de alho inteiros e descascados
  • 2 pimentões (vermelho e amarelo) sem sementes e cortados em tiras

Modo de preparo

  1. Na véspera, escalde o pato e tempere com o creme que ensinaremos a seguir.
  2. Creme: Misture as cebolas inteiras, 6 pimentas-de-cheiro inteiras, os alhos inteiros, o sal, o cominho, o colorau, as sementes de coentro e a pimenta-calabresa.
  3. Deixe o pato temperado descansando na parte inferior da geladeira.
  4. No dia seguinte, leve o pato ao forno a 230°C por 1 hora e 30 minutos.
  5. Depois, leve o pato já assado com o próprio caldo para cozinhar em uma panela de pressão por 15 minutos, adicionando a cebola picada, 2 pimentas-de-cheiro, um maço de cheiro-verde, a alfavaca e a chicória.
  6. Para finalizar, coloque tudo em uma panela maior e acrescente o restante dos ingredientes a serem cozidos (destampados) no tucupi por 15 minutos.

O que fazer em Belém do Pará durante o Círio

Por fim, se depois de ler este texto você ficou com vontade de conferir uma das maiores festas religiosas do mundo de perto, saiba que o Círio de Nazaré é uma experiência incrível para muitos, mas também é um evento religioso de grande significado para a comunidade local. 

Ao demonstrar respeito pelas tradições e pela cultura paraense, você poderá desfrutar plenamente dessa experiência única e enriquecedora e, é claro, conhecer mais de Belém do Pará. 

Além de acompanhar a procissão, conhecer os rituais e degustar dos pratos típicos, você também pode aproveitar as diversas atrações musicais que acontecem no período, bem como apreciar a Basílica de Nazaré, que se trata de uma bela construção neoclássica com 42 metros de altura e nove sinos.

Agora, que tal compartilhar este texto com seus amigos para que mais pessoas conheçam a grandiosidade e a riqueza do Círio de Nazaré?

Nós também preparamos um desenho temático para você imprimir e colorir com as crianças, para entrar ainda mais no clima dessa festa!

desenvolvido por Código com Café