para Preparar

Passo a passo para fazer um churrasco vegetariano na sua casa

Quem disse que vegetarianos não podem comer churrasco? Os veggies também podem desfrutar de alimentos com gostinho de brasa, sim! Veja aqui tudo o que você precisa saber para fazer na sua casa.


Fazer um churrasco é bem mais do que fazer uma refeição, é fazer um evento! Dia de chamar a família, os amigos, colocar um som para tocar e sentir o cheirinho de brasa no ar. Porém, o programa queridinho de muita gente acaba não sendo tão querido por outros, os vegetarianos e os veganos. Mas a gente acredita que não precisa ser assim! Churrasco não precisa ser sinônimo de carne, ele pode ser como você quiser. Reunimos aqui alguns passos que você pode seguir para fazer um churrasco veggie e conquistar até os carnívoros do rolê.

 

1) Defina o cardápio

Aqui, a verdade é que vale tudo! Escolha os alimentos que você mais gosta para fazerem parte do seu churras. Alguns já são clássicos em churrascos vegetarianos, então, caso você seja um churrasqueiro de primeira viagem, pode seguir esta listinha:

Vegetais

– Abobrinha, berinjela, pimentão, brócolis, milho, couve-flor, cenoura, batata, tomate e cebola.

Complementos

– Queijo (para veggies), tofu (para vegans), cogumelos, carne e salsicha de soja, pão com alho.

Sobremesas (sim, algumas frutas ficam deliciosas na grelha!):

– Abacaxi, maçã, pera, abacate e morango.

2) Hora do preparo

Alguns vegetais podem ir direto para a grelha, outros podem receber um preparo anterior. As batatas e as cenouras podem ser levemente pré-cozidas para ficarem macias por dentro ao mesmo tempo dos outros alimentos. Algumas pessoas cortam os vegetais para dourarem mais rápido, outras os colocam em espetinhos (o famoso xixo!), tudo vai da sua preferência. Tempero, também. Use os seus favoritos! Indicamos o uso de sal grosso, azeite de oliva, alho e ervas finas. O tempero chimichurri costuma fazer sucesso!

3) Coloque na grelha

Churrasco vegetariano se faz na grelha, então tenha a sua lavadinha e pronta para receber os vegetais. Caso você esteja fazendo um churrasco tanto para vegetarianos quanto para carnívoros, cuide para deixar os alimentos distantes uns dos outros. Quando tudo estiver na grelha, cuide para não deixar a comida diretamente direcionada ao fogo, assim os alimentos irão grelhar de forma mais uniforme.

4) Extras!

Além de grelhar vegetais e acompanhamentos, você pode usar a grelha e aproveitar o momento para experimentar outras técnicas e delícias veggies. Dá para fazer cachorro-quente vegetariano, bruschetta, kafta e vários outros! E, é claro, não se esqueça de que os tradicionais acompanhamentos do churrasco podem permanecer, como arroz, maionese, farofa e saladinhas variadas.

E aí, todos prontos para fazer um churrasco vegetariano em casa? Faça do seu jeito e aproveite!

desenvolvido por Código com Café