Loja

Culinária regional brasileira: proclamando sabores de Norte a Sul

Em 15 de novembro, comemoramos mais uma Proclamação da República. A data, que ilustra um importante momento político na história do Brasil, nos inspirou a escrever este artigo exaltando os principais sabores de cada uma das cinco regiões do nosso país, tão rico em gastronomia.

Uma culinária regional múltipla para proclamar com alegria e de dar inveja ao resto do mundo. Embarque nessa viagem de descobertas com a gente: siga acompanhando o texto!

Culinária regional do Nordeste

Ah, a culinária nordestina! Conhecida pela presença marcante de temperos apimentados e pelos frutos-do-mar e carne seca, também conhecida como carne-de-sol ou jabá, é uma comida que caminha junto à história do território, mesclando as culturas portuguesa, indígena e africana. 

Uma linda história gastronômica que nos trouxe o acarajé, o vatapá, a moqueca de peixe, ostra e camarão, além da buchada de bode, o icônico baião de dois e a difundida tapioca. Todas essas receitas podem ser feitas com o Conjunto de panelas de 7 peças com antiaderente pro-flon Anis.

Culinária regional do Norte

Já a gastronomia da região Norte, muitas vezes completamente desconhecida pelas demais regiões, é composta por pratos repletos de plantas, ervas, especiarias, muito peixe de água doce e também a mandioca em suas várias aplicações. Todos pratos de herança indígena.

A culinária da região também costuma trazer frutas como protagonistas, como é o caso do açaí, e a farinha em inúmeras versões com sabores e texturas bem diferentes, como a farinha de tarauacá, produzida no município de Tarauacá, do tipo “milito” em flocos, com características sensoriais bem diferentes das produzidas em outras cidades da região.

Os pratos que merecem destaque são a caldeirada de tucunaré, o camarão no bafo, o caruru, o feijão tropeiro, a maniçoba, o pato no tucupi, a pescada da gurijuba, o pirarucu à casaca e a baixaria, que é o cuscuz de milho hidratado com manteiga, carne moída bem temperada, ovo frito e cheiro-verde, que fica uma delícia na Cuscuzeira Suprema.

Culinária regional do Centro-Oeste

Descendo, vindo para a região central do Brasil, também encontramos muita influência indígena. Diversificada em peixes, frutas e temperos, as combinações de sabores marcantes representam uma culinária tão diversa quanto a maior planície alagável do mundo que a região abriga, o Pantanal.

As carnes exóticas, que vão da capivara ao javali, paca ou avestruz, harmonizam com misturas como o caruru, um refogado de ervas que acompanha carnes ou peixes. Aliás, uma boa pedida para esses preparos, é contar com o Conjunto de facas 8 peças com Cepo Daily, perfeito também para decorar qualquer espaço gourmet.

É na região Centro-Oeste que surgem pratos que são uma mistura de culturas, como a sopa paraguaia e o arroz boliviano, ou outros mais famosos, como a vaca atolada, o pacu assado e a galinhada com pequi.

Culinária regional do Sudeste

A culinária presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo é marcada pela presença de alimentos como feijão, milho, mandioca (conhecida como macaxeira ou aipim e outros estados), arroz, ovos e porco.

O uso desses ingredientes aconteceu por causa do contato dos colonizadores e jesuítas com os povos indígenas que já habitavam a região.

Enquanto o Rio de Janeiro se destaca pela feijoada, Minas Gerais, que possui uma culinária famosa, é especialista no pão de queijo, tutu de feijão, feijão tropeiro e frango com quiabo.

Em São Paulo o destaque vai para a galinha d’angola à paulista, as empadinhas de cananéia e o cuscuz paulista – nem tão apreciado na região Norte, o que já mostra que cada região tem mesmo seus gostos e particularidades. 

O Espírito Santo fica com a moqueca, prato símbolo da cozinha capixaba, que pode ser feita com siri, peixes, camarão ou outros frutos do mar. Uma delícia para ser preparada na Caçarola Diamond ou, para os mais apressados, na Panela de Pressão Ceramic Life Pressure.

Culinária regional do Sul

Por fim, as cozinhas gaúcha, catarinense e paranaense trazem de forma bastante presente o churrasco, mas também outras iguarias como a cuca (pão doce) e o barreado, que é a carne bovina cozida por no mínimo oito horas em uma panela fechada com goma de farinha de mandioca. Indicamos a Panela de Pressão Supra para agilizar esse processo.

O arroz carreteiro, a polenta e a paçoca de pinhão também são outras delícias da região que representam muito essa culinária que também tem herança indígena, mas misturada a culinária italiana, alemã e até polonesa, devido a imigração europeia desses países na região.

Que delícia, não é mesmo verdade? Essa mistura de culturas com base indígena faz o nosso Brasil ser um dos países com maior riqueza gastronômica do mundo. O que nos enche de orgulho e nos faz querer proclamar o nosso amor pelas nossas culinárias regionais!

Quem sabe o seu próximo prato possa ser algum desses que você ainda conhece? Nossa dica é aproveitar o tempo livre para descobrir novas receitas e se aventurar na cozinha com novos sabores. Conte sempre com a Brinox para preparos rápidos e práticos!

desenvolvido por Código com Café