para Preparar

Guia do macarrão: dicas de preparo para quem ama a culinária italiana.

Apaixonados por massa, uni-vos! Reunimos em um só lugar uma porção de dicas de preparo e ideias para quem quer fazer a sua própria massa em casa.

Prato clássico dos almoços de família, prático para o dia a dia e paixão universal para jantinhas entre amigos, a macarronada está no TOP 5 de refeições que a gente não sabe viver sem. Versátil e fácil de preparar, o macarrão pode vir em várias formas, com inúmeras combinações de molhos e sabores para atender aos mais diferentes paladares. E olhe só: nós reunimos aqui algumas dicas e truques especiais para você fazer uma massa deliciosa em casa, do seu jeito. Vamos?

Dicas de preparo: massa soltinha e al dente

A quantidade de água que você ferve é importante. A proporção ideal é de 1 litro de água para cada 100g de massa. Por isso, é importante utilizar uma panela bem grande!

Se você é do time que gosta de uma massa fresquinha e al dente, dispense o azeite (ele deixa a massa gordurosa) na água fervente e acrescente sal a gosto.

Quando for adicionar a massa, a água já deve estar fervendo e pronta para dar um “choque” de temperatura na massa. Cozinhe com o fogo mais alto possível e com a tampa aberta. Enquanto o macarrão estiver cozinhando, mexa para deixá-lo soltinho.

Verifique o tempo de cozimento no pacote de macarrão – caso você tenha comprado – e experimente próximo ao tempo indicado para não passar do ponto. Quando a massa estiver ao seu gosto, desligue o fogo e escorra na hora para que não continue cozinhando.

E a massa caseira? Mamma mia!

Fazer massa caseira é mais fácil do que você imagina.

Antes de qualquer coisa, anote a receita (ou pegue da sua nonna):

INGREDIENTES

3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 400g)

4 ovos

3 colheres (chá) de sal

Farinha de trigo para polvilhar a bancada

 

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal e abra um buraco no centro.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o centro da tigela com farinha. Com um garfo, mexa apenas os ovos para misturar as gemas com as claras. Aos poucos, misture os ovos com a farinha, fazendo movimentos circulares do centro para a borda da tigela, em sentido horário.

Assim que a farinha incorporar os ovos, misture e amasse com a mão até formar uma bola. Transfira a massa para a bancada e amasse bem até ficar lisa e macia – isso leva cerca de 20 minutos. Embale a massa com papel-filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.

Agora que você já tem a receita, vai precisar de uma máquina para macarrão e, para facilitar a sua vida, um varal para massa. A máquina faz com que a massa fique fininha e no formato que você mais gosta.

Extra!

Que tal fazer uma massa colorida para dar mais cor ao prato? Adicionando certos vegetais na receita é possível! Com beterraba, você pode fazer uma massa roxa ou vermelha; adicionando cenoura, uma massa laranja; e couve ou espinafre, uma massa verde.

Massa caseira é garantia de macarrão fresquinho, livre de conservantes e com gosto da Itália!

Prontos para comer uma massa à la italiana? Mangia che te fa bene!

desenvolvido por Código com Café